Ídolo da torcida planeja encerrar carreira aos 40

Santo Ângelo do Senhor. meu zeloso guardador. se a ti me confiou a piedade divina (…)

As criancinhas de Joaçaba já mudaram a forma de rezar.  Nilton Silva já está sem voz, de tanto gritar seu nome a cada gol salvo pelo goleiro, que em pouquíssimo tempo virou ídolo da torcida do Leão.  Reproduzimos abaixo a matéria do Jornal Raízes desta segunda-feira, escrita pelo repórter Douglas Torraca, que prontamente liberou a publicação aqui no Blog.

O goleiro Ângelo, ao lado do reserva Maurício, é exemplo entre os colegas de grupo (Foto Douglas Torraca)

O goleiro Ângelo, ao lado do reserva Maurício, é exemplo entre os colegas de grupo (Foto Douglas Torraca)

JOAÇABA – Ele deve ir, mas poderá voltar no próximo ano. Essa é a intenção do goleiro Ângelo. Aos 34 anos, o jogador natural de Santana do Livramento na divisa com o Uruguai, terra de Gaúcho da Fronteira e Nelson Gonçalves, é um dos pilares da defesa do Joaçaba Atlético Clube (JAC) e nos momentos mais difíceis esteve presente para defender a meta da equipe.

A saudade da família bate forte, principalmente da esposa, com quem é casado há 12 anos, mãe dos seus três filhos. No entanto, bastante adaptado ao Estado, planeja ficar. O futuro em Joaçaba pode continuar dependendo do técnico Osmar Magalhães e do projeto da diretoria de manter parte do mesmo elenco para o início de 2010, quando começa a Divisão Especial do Campeonato Catarinense.

Em toda sua trajetória fez amigos por onde passou.  A vida do goleiro foi de altos e baixos, desde uma rápida passagem pela Série B do futebol uruguaio, perdeu uma chance de ouro no Internacional e até pensou em se aposentar prematuramente. Começou a carreira futebolística em sua terra natal defendendo as cores do 14 de Julho, em 1993. Na época, ele guarda na lembrança uma penalidade defendida contra Christian, ex-seleção brasileira, na partida contra o Internacional. Aos 21 anos com suas belas defesas e uma regularidade que aumentava a cada partida na equipe da fronteira chamou a atenção de dirigentes do Internacional, seu clube do coração quando garoto. Foi indicado para uma série de testes no Colorado de Porto Alegre, mas não foi à apresentação agendada e acabou perdendo a vaga para outro goleiro. “Não fui, perdi o teste. Fiquei sabendo por meio da imprensa que haviam chamado outro goleiro”, lamenta.

A vida do goleiro foi de altos e baixos. Ele até pensou em se aposentar aos 27 anos

Em 1997 recebeu proposta do América (RJ), mas negou o convite atendendo ao pedido do empresário. Dois anos mais tarde, uma nova chance no Joinville, treinado por Paulo Bonamigo, porém, novamente rejeitou a proposta por não aceitar a reserva. Retornou ao futebol gaúcho. Tudo parecia ainda bem até 2001, quando ficou parado durante quatro meses. Pela primeira vez, o goleiro, na época com 27 anos, pensou em aposentadoria. “Fiquei sem atividade, com stress e sem empresário”, recorda.

Em 2003 cruzou a fronteira e foi tentar a sorte no Deportiva Riveira, clube que militava a segunda divisão do futebol uruguaio. “Lá no Uruguai enfrentei o Acosta (ex-Corinthians e Náutico) quando ele jogava pelo Cerrito no Uruguai”, memoriza. Após a curta estadia, o gigante quase sucumbiu novamente à aposentadoria. Manteve-se distante dos gramados por oito meses. Durante este tempo trocou as luvas pelo trabalho de vigilante e depois em um frigorífico para sustentar a família. “Estava totalmente desmotivado, pensei até em parar”, conta Ângelo. Em 2004, uma boa proposta trouxe à Santa Catarina, para disputar a Série B pelo Concórdia. ”Terminamos em terceiro lugar na competição. Quase subimos”, relembra o arqueiro sem deixar o sorriso cair do queixo. Em 2005, fez o caminho de volta para casa. Foi Osmar Magalhães, seu amigo e conterrâneo, que trouxe Ângelo para a cidade quando assumiu o Joaçaba.

Em pouco tempo se tornou ídolo no Estádio Oscar Rodrigues Da Nova e serviu de exemplo para o reserva Maurício, de 20 anos, que não ficou chateado por perder o posto para o experiente goleiro. A empolgação de Ângelo contagia os colegas de alojamento. “Tenho uma boa convivência com ele. É uma pessoa que passa muita experiência para nós”, elogia Maurício.

Ficha técnica
Nome: Ângelo Asconavieta Silva
Local de nascimento: Santana do Livramento
Data: 08/11/1974
Clubes: 14 de Julho (93-97), Grêmio Santanense (98-99-2000), Internacional de Santa Maria (97), Rio Grande (2000-2001), Santanense (2002), Deportiva Rivera Livramento (2003), Concórdia (2004), Santo Ângelo (2007) e JAC (2009).

8 Responses to “Ídolo da torcida planeja encerrar carreira aos 40”

  • Rafael:

    ANGELO ETERNO

  • Parabens pela reportagem com o Angelo. Nós que convivemos dia a dia com ele, podemos afirmar, que além de um grande goleiro. é um ser humano maravilhoso.
    Aliás podemos falar isso do grupo todo, pois não tivemos sequer um problema e com qualquer jogador que fosse.
    Faremos todo o possivel para trazer novamente ao menos a maioria para´o projeto: EM 2010, O JAC SERÁ 10.
    Abraços e parabens pelo blog
    Osmar

  • topa:

    Com cetza conquistou a torcida. esse cara eh uma figura pessoalmente. Merece voltar pelo que fez nesse returno. Ainda bem JAC sempre esteve com ótimos goleiros a disposição.

  • Matti Sumny:

    Grande Ângelo! Que volte, se eternize na nossa história e tomara que fique pra sempre nessa comunidade… como Juarez, como Mazinho…

    JAC 2010!

  • luiz:

    BOMBA!!!!!!!!!!
    NÃO É MENTIRA
    PORTO, CONCÓRDIA E JUVENTUS ESCALARAM JOGADORES IRREGULARES NO CAMPEONATO
    E CORREM RISCO DE SEREM ELIMINADOS DO QUADRANGULAR FINAL!!!!!
    ISTO COLOCARIA O QUINTO (HERCILIO LUZ), O SEXTO (CAMBORIUENSE) E O SÉTIMO (O NOSSO LEÃO, O JAC) DA CLASSIFICAÇÃO GERAL NO QUADRANGULAR FINAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SE A FCF ELIMINAR OS 3, O QUADRANGULAR SERÁ: CFZ IMBITUBA, CAMBORIUENSE, HERCÍLIO LUZ FC E O NOSSO LEÃO JOAÇABA ATLÉTICO CLUBE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VAMOS CONFIAR, TORCEDORES.
    O JULGAMENTO É NESTA SEXTA
    CONVOQUEM A FÚRIA DO LEÃO, A GRANDE LEÃO DO VALE, POIS AINDA HÁ ESPERANÇA!!!!!!!
    DIVULGUEM!!!!!!!!!
    JURO QUE NÃO É MENTIRA!!!!!!!!!!!!

  • ZÉ MARIA:

    É COM MUITO ORGULHO E REPLETO DE SATISFAÇÃO QUE HOUVIMOS ESTES RASGADOS ELOGIOS AO NOSSO GOLEIRO ANGELO AQUI DE SANTANA DO LIVRAMENTO QUE POR MUITO TEMPO DEFENDEU O NOSSO QUERIDO E.C. 14 DE JULHO, TAMBÉM O LEÃO DA FRONTEIRA E NA TEMPORADA DE 2008 E 2009 FOI O GRANDE DESTAQUE DE NOSSO TIME, E MAIS ORGULHOSO FICO POR ELE SER TREINADO PELO MEU FILHO (CHICO) EX-GOLEIRO, MAS O ANGELO É PESSOA QUE SE DEDICA MUITO AO TRABALHO, É UM SER HUMANO DO MAIS ALTO QUILATE, PARABENS ANGELO E A VOCÊS QUE OPORTUNIZARAM ESTA CONTRATAÇÃO AO JOAÇABA. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS,
    ZÉ MARIA.

  • Douglas Torraca:

    O goleiro Maurício (foto), de apenas 20 anos, revelado pelo Joaçaba, de Santa Catarina e com passagens pelo São Luis (RS) e Elosport (SP) fechou com o Marília

  • marcelo nunes:

    fiquei muito feliz com as noticias do jac.

Leave a Reply

Twitter
Twitter
    Siga no Twitter
    Visitantes
    Geo Visitors Map
    BlogBlogs
    BlogBlogs